O Que Me Obrigam A Fazer

...

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Trajecto Económico

Qualquer comum cidadão como participante do sistema económico, consome, produz, poupa, investe, relaciona-se com os outros, pertence a organizações, interage na sociedade, questiona-se, etc...
Apesar de haver várias definições de economia, pode-se defini-la como a ciência que tem por objecto o estudo das relações que se estabelecem entre as pessoas (singulares ou colectivas), nas suas actividades de produção, consumo e acumulação de bens e serviços.
Os bens e serviços, uma vez produzidos, tornam-se objecto de um de três empregos possíveis: ou são utilizados na satisfação directa das necessidades humanas (consumo final, individual ou colectivo) ou constituem-se em bens disponíveis para utilização em períodos seguintes (investimento nas empresas) ou ainda, destinam-se a ser consumidos no próprio processo produtivo afim de obter outros bens e serviços (consumo intermédio das empresas).
Exemplos das três situações:
-1º tipo de utilizações podem-se encontrar no pão ou nos electrodomésticos adquiridos pelas famílias.
-2º tipo: bens de equipamento ou os mais variados produtos que avolumaram as existências das empresas no período considerado.
- Acerca do 3º tipo, podem apontar-se os cereais consumidos na obtenção de farinha e esta, no fabrico do pão, ou os metais utilizados na produção dos electrodomésticos já focados.
Se existem bens ou serviços que só poderão ter uma daquelas aplicações (os grãos de trigo que são sempre consumo intermédio da agricultura,como sementes, ou da indústria de moagem, por exemplo), outros há, susceptíveis de vários empregos (serviços de telecomunicações ou de advocacia, consoante sejam adquiridos pelas empresas ou pelos indivíduos enquanto consumidores finais).
Designam-se por bens de consumo, os produtos que (numa determinada economia e num período considerado), satisfazem as necessidades das pessoas enquanto consumidores e por bens de produção os que são objecto de qualquer dos outros dois tipos de utilização (investimento ou consumo intermédio) pois servem exclusivamente o sistema produtivo.
Pode-se descrever a actividade dessa economia da seguinte forma:
"As famílias fornecem às empresas os factores produtivos (trabalho, terra e capital) que são remunerados sob a forma de rendimentos permitindo a estas, produzir os diversos bens e serviços destinados; uma parte, a alimentar o próprio processo de produção e a restante, a serem adquiridos (pelas famílias)".

Sem comentários:

Enviar um comentário