As matérias primas através de variados processos de transformação levam os seus produtos ao consumo final e intermédio, residindo daí, a criação de riqueza.
Quando se produz, gera-se riqueza, porque se acrescenta uma mais valia aos bens de base, sendo esta a politica das empresas, que aplicam durante o processo produtivo.
Por exemplo:
Uma fábrica de pão comprou farinha no valor de 1.250 euros, e gastou-a na totalidade.
Pagou 145 euros em água e luz.
Comprou fermentos, aditivos e sal no valor de 50 euros .
Vendeu os pães fabricados com a dita farinha, por 2.500 euros.
Despesa:- 1.250+145+50= 1.445 euros
Receita.-2.500 euros
2.500-1.445= 1.055 euros( valor acrescentado)
Esta Panificadora, acrescentou riqueza no valor de 1.055 euros
O valor do "lucro" reparte-se pelos assalariados, pelo proprietário e pelo estado.
O trabalho, é compensado da remuneração( que equivale ao salário nominal e consequentemente ao salário real; é nesta base, que as famílias sendo esta a sua única fonte de rendimento, se sustentarão no seu dia a dia.
Os preços dos bens e serviços ao sofrerem alterações, poderão afetar o poder de compra dos trabalhadores, por isso, será necessário diferenciar o salário nominal do salário real: este, representa a quntidade de bens e seviços que se podem adquirir com o salário nominal, resultante da quantidade de moeda que o trabalhador aufere pelo seu trabalho.
Conclui-se que o salário real, baixa com a inflação e sobe com a descida geral dos preços.
O papel do estado, é importante para equilibrar e rectificar as repartições primárias do rendimento e fá-lo através de :
Atribuição de subsídios
Comparticipação em despesas
Atribuição de reformas
Gratuitidade da educação e saúde
Aplicação de impostos cujas taxas são progressivas relativamente ao montante do rendimento sobre o qual incidem.
Toda esta redistribuição de rendimento, permite melhorar condições de vida aos cidadãos.
Na repartição primária dos rendimentos, cria-se profundas diferenças na sociedade, caberá ao estado, suavisar as respectivas diferenças, através de politicas de redistribuição do rendimento, medidas estas, que teem como objectivo atenuar as desigualdades garantindo assim a todos os cidadãos, os bens essenciais.Estas politicas, podem ser : fiscais e sociais; com as politicas fiscais,(criação de impostos). O estado fornece gratuitamente educação, saúde, subsídios entre outros, dando desta forma, mais segurança aos mais desfavorecidos.Designan-se estas iniciativas, como politicas sociais do estado, destacando no nosso país, a criação da Previdência Social.
Sem comentários:
Enviar um comentário